O curta-metragem “Balada para Raposo Tenório” é um western em animação que resgata aspectos da história de Goiás e Tocantins, com uma abordagem que remonta ao período dos bandeirantes. O filme foi selecionado para a 16ª edição da tradicional mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que ocorrerá de 19 de fevereiro a 5 de março no CineX, em Goiânia. Dirigido e roteirizado por Samuel Peregrino, a obra destaca um episódio histórico no qual nativos da tribo Xerente atacam garimpeiros na região do Ribeirão Matança, no Tocantins.
A produção tem se destacado em festivais internacionais, como o First-Time Filmmaker Sessions na Inglaterra e o Moonlight Short Film Fest na Itália, onde recebeu menção honrosa. Baseado em um evento real, o curta visa desconstruir a visão romantizada sobre a colonização, propondo uma reflexão mais crítica sobre os conflitos entre indígenas e os exploradores de ouro. Além disso, o filme aborda questões como ecologia e preservação ambiental, resultado de uma pesquisa profunda sobre o período histórico.
“Balada para Raposo Tenório” será exibido em Goiânia no dia 25 de fevereiro, e posteriormente, no Cine Cultura de Palmas em março, durante a 5ª edição do Telas em Cena. Além da exibição, o diretor Samuel Peregrino participará de uma discussão sobre o cenário do cinema independente no Brasil, focando em roteiros e direção de curtas-metragens. A mostra inclui outros curtas-metragens e atividades gratuitas para o público.