O uruguaio Cristian Olivera foi apresentado como novo reforço do Grêmio nesta segunda-feira (17), ao lado do lateral Luan Cândido, emprestado pelo Red Bull Bragantino. Olivera chega ao clube gaúcho após deixar o Los Angeles FC, equipe dos Estados Unidos, com o qual disputava a MLS. Aos 22 anos, o meia-atacante afirmou que a escolha por jogar no Brasil se deve à intensa quantidade de jogos no calendário do futebol brasileiro, que ele considera essencial para o seu desenvolvimento.
Em uma entrevista à GrêmioTV, Olivera surpreendeu ao elogiar a rotina de jogos frequentes, algo que é comum no Brasil. Para ele, a competição diária ajuda no crescimento de um jogador, algo que ele não encontrava nos Estados Unidos, onde os jogos ocorrem apenas uma vez por semana. O uruguaio revelou que esse ritmo de partidas era um dos fatores principais para sua decisão de se transferir para o Brasil, onde ele acredita que pode evoluir mais rapidamente.
Durante sua passagem pela MLS, Olivera se destacou ao disputar 51 jogos ao longo de duas temporadas, com 14 gols e 5 assistências em 2024. A comparação com o futebol brasileiro é clara, já que no mesmo período, o argentino Franco Cristaldo, companheiro de Grêmio, disputou 59 partidas em 2024. A chegada de Olivera promete trazer ao time uma nova dinâmica, especialmente pela sua preferência por um calendário mais exigente.