A credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) pode ser solicitada de forma prática e online através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O serviço, que anteriormente era emitido por estados e municípios, agora é digital e tem validade em todo o território brasileiro. A principal mudança é que a credencial para idosos passou a ser vitalícia, enquanto para PCDs, a autorização permanece válida enquanto as informações do usuário estiverem no cadastro nacional.
Para solicitar a credencial, o interessado deve baixar o aplicativo CDT, disponível para Android e iOS, e criar uma conta no portal Gov.br com o selo prata ou ouro de segurança. No aplicativo, a pessoa escolhe a opção de credencial para idosos ou PCDs e concorda com os termos para emitir o documento. A credencial pode ser vinculada ao veículo da pessoa ou de terceiros diretamente no aplicativo, sem a necessidade de impressão.
A nova credencial não precisa mais ser exibida no veículo, sendo opcional para o condutor deixá-la visível. No entanto, estacionar nas vagas reservadas para idosos e PCDs sem a credencial é considerado infração gravíssima, com multa, pontos na CNH e remoção do veículo. As mudanças visam facilitar o acesso ao benefício e garantir o cumprimento das normas de trânsito de forma mais eficiente.