Após o acidente envolvendo a queda de uma aeronave particular em São Paulo na última sexta-feira (7) e um pouso de emergência em Sorocaba nesta segunda-feira (10), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) anunciou o lançamento de uma força-tarefa para fiscalizar empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves e serviços de táxi aéreo. O objetivo é reforçar a segurança no setor aéreo e verificar a regularidade das companhias, com 570 ações previstas nas próximas duas semanas em mais de 80 municípios.
A operação, que também vai analisar as condições de profissionais e prestadores de serviços no setor aeronáutico, busca melhorar a segurança e prevenir novos acidentes. A fiscalização terá caráter orientativo e preventivo, com foco na inspeção das empresas que realizam manutenção de aeronaves e fabricam componentes aeronáuticos. A medida foi adotada após o acidente que resultou na morte de duas pessoas em São Paulo, envolvendo um avião de pequeno porte.
O acidente ocorreu na Barra Funda, onde a aeronave caiu sobre um ônibus pouco depois de decolar do Aeroporto Campo de Marte. A queda da aeronave, um bimotor King Air F90, está sendo investigada, e o Crea-SP espera que a operação contribua para aumentar a segurança das operações aéreas no estado.