Um trem da CPTM descarrilou na Linha 7-Rubi, em Campo Limpo Paulista (SP), na madrugada de sábado (1º), após um deslizamento de terra. O incidente, que não envolveu passageiros, resultou na paralisação do serviço entre as estações Botujuru e Francisco Morato. A operação foi retomada parcialmente na terça-feira (4), com a circulação ocorrendo em via única entre Botujuru e Campo Limpo Paulista. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) concluiu a remoção do trem e a limpeza do local, mas os ajustes na via continuam para garantir a segurança dos passageiros.
Após quatro dias de trabalho, toda a terra foi retirada e a via foi readequada, com melhorias na circulação para reduzir o intervalo médio entre os trens. Durante o período de interrupção, o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente as Situações de Emergência (Paese) foi ativado para oferecer alternativas aos passageiros. No entanto, devido à baixa demanda, o sistema foi cancelado conforme os ajustes na operação foram feitos.
Apesar dos transtornos, a CPTM informou que o restante da linha, entre as estações Francisco Morato e Rio Grande da Serra, segue com circulação normal. A operação em via única, ainda em andamento, busca retomar gradualmente a normalidade da Linha 7-Rubi, com foco na segurança e no atendimento aos passageiros.