O Corinthians começa sua caminhada na Libertadores 2025 nesta quarta-feira, às 21h30, enfrentando o Universidad Central, em Caracas, pela segunda fase do torneio. O time alvinegro chega em boa fase, com destaque para o desempenho na reta final de 2024, quando se recuperou de uma possível queda para a Série B e conquistou a vaga na competição continental. A equipe tem 8 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota este ano, consolidando-se como favorita para avançar na Libertadores. A partida de volta será realizada na Neo Química Arena, e, em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.
Com um elenco praticamente completo para o confronto, o técnico Ramón Díaz poderá contar com seus principais jogadores, com exceção do zagueiro Gustavo Henrique e do centroavante Pedro Raul, que está em negociações com o Ceará. O Corinthians, que conquistou a melhor campanha no Campeonato Paulista, também já garantiu sua classificação para as quartas de final da competição estadual, o que mostra o bom momento da equipe. O Universidad Central, por sua vez, participa da Libertadores pela primeira vez e passa por um processo de reformulação no elenco, com o atacante colombiano Juan Zapata sendo um dos principais destaques.
Em 2011, 2015 e 2020, o Corinthians já teve experiências na fase preliminar da Libertadores, com destaque para a eliminação em 2011 e a classificação tranquila em 2015. Agora, o time alvinegro se prepara para enfrentar o Universidad Central e, caso avance, enfrentará o vencedor do confronto entre Barcelona e El Nacional, do Equador. A partida ocorrerá no Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas, sob a arbitragem do uruguaio Gustavo Tejera.