O consumo de gasolina C no Brasil deve registrar um crescimento de 3,4% em 2025, alcançando 45,7 bilhões de litros, enquanto o consumo de etanol hidratado, combustível concorrente, deve sofrer uma redução de 1,8%, com projeção de 21,2 bilhões de litros. A consultoria StoneX explica que a menor competitividade do etanol frente à gasolina, que atualmente conta com uma mistura de 27% de etanol anidro, é o principal fator para essa queda, após uma alta significativa nas vendas do etanol em 2024.
O preço do etanol nas usinas de São Paulo aumentou mais de 30% em 2024, impactando o preço nas bombas, que subiu 20% até o início de fevereiro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o preço da gasolina nas bombas teve um aumento mais modesto de 10%. A demanda total por combustíveis do Ciclo Otto (etanol e gasolina) deverá crescer cerca de 2% em 2025, com destaque para o aumento nas regiões Norte e Nordeste, impulsionado pela melhoria dos indicadores econômicos e aumento da circulação de veículos leves.
O cenário para o setor etanoleiro em 2025 pode ser impactado por mudanças tributárias, como a introdução da monofasia, que deve reduzir o imposto sobre o etanol hidratado em R$0,05 por litro. Apesar disso, a expectativa é de que o impacto dessa mudança seja limitado. Além disso, há a possibilidade de um aumento na mistura do anidro na gasolina para 30%, o que pode influenciar o mercado de etanol. A projeção é que o preço do etanol nas usinas de São Paulo suba cerca de 15% em 2025 em comparação com o ano anterior.