O Conselho Norueguês para Refugiados (NRC) anunciou que suspenderá suas operações humanitárias em quase 20 países após o governo dos Estados Unidos congelar a ajuda externa global. Em 2024, cerca de 20% do financiamento da organização veio dos EUA, representando aproximadamente US$ 150 milhões que beneficiaram cerca de 1,6 milhão de pessoas ao redor do mundo. A interrupção abrupta deste apoio é uma das maiores já enfrentadas pela ONG em seus 79 anos de atuação.
A suspensão da ajuda traz sérias consequências, com impacto direto em programas críticos. Na Ucrânia, por exemplo, o NRC precisou interromper a distribuição de assistência emergencial para 57 mil pessoas. Além disso, a organização também precisou demitir funcionários globalmente devido à escassez de recursos. A decisão do governo dos EUA de suspender a ajuda afetou diretamente diversos projetos, como a distribuição de água potável em Burkina Faso e o financiamento de padarias essenciais em Darfur, Sudão.
A ONG também destacou que, sem uma solução para o pagamento das pendências, pode ser forçada a interromper outros programas humanitários essenciais até o fim de fevereiro. A medida afeta diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem do auxílio para sobreviver em regiões em crise.