O presidente recém-eleito do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a importância do Congresso Nacional se posicionar como representante dos sentimentos e interesses dos cidadãos brasileiros. Em seu discurso após ser eleito com 73 votos, Alcolumbre afirmou que os parlamentares devem tomar decisões corajosas, mesmo que isso implique em desagradar outros poderes, como o Executivo, o Judiciário, a mídia ou o mercado. Ele enfatizou que a prioridade deve ser sempre a melhoria da vida das pessoas, mesmo que isso envolva desafios ou votos difíceis.
Alcolumbre ressaltou que, antes de qualquer decisão importante, os membros do Congresso devem se perguntar se determinado projeto ajudará ou prejudicará a população. Segundo o presidente do Senado, essa reflexão deve ser a base para a tomada de decisões que impactem positivamente a sociedade. Ele também afirmou que é fundamental que o Senado não se omita diante das necessidades do povo, e que sempre buscará um compromisso com o bem-estar da população.
Além disso, Alcolumbre destacou que o Brasil precisa de pacificação e de um ambiente mais respeitoso e cordial, onde as diferenças sejam encaradas como oportunidades para o crescimento. Para ele, o verdadeiro sentido dos mandatos dos parlamentares é atender às expectativas do povo, que observa e espera que as políticas públicas resultem em benefícios reais para sua vida cotidiana.