Dois soldados israelenses foram mortos e outros oito ficaram feridos em um ataque contra tropas no Vale do Jordão, na Cisjordânia ocupada, nesta terça-feira (4). O incidente, ocorrido perto de um posto de controle em Tayasir, resultou em um tiroteio que levou à morte do agressor, que disparou contra os soldados com um rifle automático M-16. Entre os feridos, dois estão em estado grave e seis sofreram lesões leves.
O ataque ocorre em meio a um período de tensão crescente na Cisjordânia, com várias operações militares em andamento, principalmente nas cidades de Jenin e Tulkarm, e ataques menores em outras áreas. Desde o início da guerra em Gaza em 2023, a violência na região tem aumentado, com centenas de mortos e milhares de prisões de palestinos, tanto militantes quanto civis. Ataques contra israelenses também foram registrados, com dezenas de vítimas.
A escalada de violência reflete o contexto mais amplo do conflito em Gaza, onde intensos bombardeios e incursões terrestres de Israel ocorreram desde o ataque do Hamas em 2023. A situação humanitária na Faixa de Gaza é crítica, com escassez de alimentos, medicamentos e a disseminação de doenças. A comunidade internacional segue preocupada com os impactos da guerra na região.