As concessionárias paulistas estão adotando novas medidas operacionais e tecnológicas para atender casos de incêndio e superaquecimento de baterias em veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Entre as rodovias administradas pelo grupo CCR, estão sendo testadas tecnologias como câmeras térmicas para monitoramento da temperatura da bateria e equipamentos de proteção, incluindo tapetes isolantes, luvas de alta tensão e sistemas respiratórios autônomos. Essas ferramentas são essenciais para garantir a segurança da equipe e dos usuários durante ocorrências de emergência.
Além disso, estão em fase de testes dois novos equipamentos especializados. O e-Vehicle Isolation System é usado para resfriar baterias após incêndios ou superaquecimentos, submergindo o veículo em água para resfriamento. Já o Best, um dispositivo destinado ao combate a incêndios, perfura a bateria com uma ponta de aço e injeta água diretamente nas células, proporcionando um resfriamento rápido e seguro. Essas tecnologias estão sendo testadas em diversas rodovias, como a dos Bandeirantes e a Castelo Branco, e têm como objetivo aumentar a eficácia no atendimento a esses tipos de incidentes.
A Via Colinas, do grupo Via Appia, e as concessionárias ViaPaulista e Intervias, do grupo Arteris, também estão investindo em treinamentos específicos para lidar com incêndios e superaquecimento de baterias. As rodovias paulistas possuem 219 bases operacionais que prestam serviços variados, incluindo guinchos e socorro mecânico, e em 2024, mais de 1,5 milhão de atendimentos foram realizados. Motoristas são orientados a seguir precauções de segurança, como parar em locais seguros e acionar os serviços de emergência caso percebam qualquer sinal de fogo.