Críticos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm utilizado as redes sociais para ironizar a atuação do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, que assumiu o cargo em janeiro de 2025. A principal missão de Palmeira é aumentar a popularidade de Lula, que, no início do ano, demitiu o ex-ministro Paulo Pimenta alegando falhas na comunicação do governo. No entanto, pesquisas recentes mostram que a estratégia ainda não teve o efeito esperado.
As empresas de pesquisa PoderData e Datafolha revelaram dados que indicam uma queda na avaliação do governo. O levantamento realizado em janeiro de 2025 apontou que apenas 24% da população avalia positivamente o trabalho de Lula, enquanto a pesquisa do Datafolha, divulgada em fevereiro, confirmou esses números. Além disso, uma pesquisa do Ipec mostra que 62% da população não deseja que Lula busque a reeleição.
As taxas de aprovação do presidente estão em seu pior momento no terceiro mandato, com 40% de reprovação segundo o PoderData, e 41% conforme o Datafolha. O percentual de quem considera o governo regular também permanece alto, enquanto a parte que avalia positivamente se mantém abaixo de 25%. O cenário aponta para um desafio significativo para a comunicação do governo, que, até o momento, não conseguiu reverter a insatisfação popular.