A tarifa média de energia elétrica no Brasil é de R$ 0,74 por kWh, o que resulta em um custo de cerca de R$ 20 para uma carga completa do Renault Kwid E-Tech, que possui uma bateria de 26,8 kWh. Com uma autonomia de 185 km por carga, para percorrer 1.100 km, o motorista precisaria recarregar o veículo seis vezes, totalizando aproximadamente R$ 120. Em contraste, o Renault Kwid a combustão consome 15,5 km/L e possui um tanque de 38 litros, permitindo uma autonomia de cerca de 589 km. Para percorrer os mesmos 1.100 km, seria necessário abastecer o veículo duas vezes, com um custo total de R$ 468.
A análise revela que o custo de operação de um carro elétrico é significativamente mais baixo do que o de um veículo a gasolina, com uma economia de R$ 348 para percorrer os mesmos 1.100 km. No entanto, essa vantagem financeira do carro elétrico pode ser atenuada pela necessidade de recargas frequentes e pelo tempo gasto em cada uma delas. Já os carros a combustão exigem menos paradas para abastecimento, o que pode ser considerado uma vantagem em termos de conveniência.
Por outro lado, o custo de instalação de um wallbox residencial para recarregar o carro elétrico, que pode chegar até R$ 10 mil, deve ser levado em consideração, já que representa um investimento adicional para quem optar por esse modelo. Dessa forma, a escolha entre um carro elétrico e um a combustão envolve não apenas a análise dos custos operacionais, mas também a infraestrutura necessária e a conveniência pessoal.