A Comlurb recolheu 28 toneladas de resíduos nas ruas do Rio de Janeiro durante o primeiro fim de semana de desfiles de blocos de rua, que ocorreram no sábado (1) e domingo (2). A operação de limpeza foi realizada antes, durante e após os desfiles, abrangendo as principais vias de acesso e ruas adjacentes. A equipe da Comlurb executou serviços como varrição mecanizada, lavagem das vias, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de lixo. A ação seguirá até o último dia de carnaval, com um total de 7.500 garis e 73 agentes de limpeza envolvidos na operação.
O protocolo de limpeza da Comlurb varia conforme o porte dos blocos de rua, com diferentes equipes designadas para cada tipo de bloco. Nos megablocos, por exemplo, o trabalho é realizado por equipes de até 160 garis e 16 agentes. As áreas de concentração dos blocos contarão com até 10 mil contêineres de 240 litros e mil contêineres de 1.200 litros. O serviço de limpeza continuará até o dia 9 de março, data do último desfile de carnaval, o Monobloco.
A Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária foi responsável pela maior quantidade de resíduos, com 12 toneladas. Outros blocos de grande porte, como Carrossel de Emoções e Bloco Chá da Alice, também contribuíram para o aumento do volume de lixo. Além disso, durante a operação de limpeza, foram registradas autuações por práticas de descarte irregular de lixo e por infrações relacionadas ao uso de espaços públicos. A Comlurb segue monitorando as ruas para garantir a limpeza e a preservação do espaço urbano durante as festividades.