A Comissão Europeia apresentará, na próxima semana, uma série de medidas para aumentar a demanda por veículos elétricos (VEs) na União Europeia. As propostas incluem a implementação de requisitos de conteúdo local para a produção de baterias automotivas, com o objetivo de fortalecer a competitividade da indústria europeia frente a concorrentes chineses e norte-americanos. O plano, que será divulgado em 5 de março, visa acelerar a adoção de VEs em frotas corporativas, que representam uma parcela significativa do mercado de carros novos na UE, além de buscar maneiras de estimular a compra desses veículos.
Além disso, o esboço das propostas também aborda o suporte às indústrias que produzem baterias dentro da União Europeia, com a possibilidade de apoio a empresas estrangeiras, desde que em parceria com fabricantes locais. Também se considera a criação de incentivos financeiros para as fábricas de reciclagem de baterias. No entanto, o cenário de vendas de veículos elétricos na região é preocupante, com uma queda de 5,9% nas vendas em 2024, em parte devido à infraestrutura de carregamento limitada e à escassez de modelos acessíveis, além do impacto da redução dos subsídios em países como a Alemanha.
Por fim, a Comissão Europeia também está avaliando a possibilidade de conceder alívio financeiro para montadoras da UE que enfrentam dificuldades em cumprir os limites de emissões de CO2 até 2025, o que pode resultar em multas significativas. Especialistas destacam que a eletrificação das frotas corporativas e a produção local de baterias são passos essenciais para evitar a perda de participação de mercado para a China e outros competidores. A Comissão se compromete a elaborar soluções que garantam a continuidade da transição para os veículos elétricos de forma eficiente e competitiva.