Em 2024, o setor de comércio e serviços de São Paulo criou aproximadamente 357 mil novos postos de trabalho formais, de acordo com dados da Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (PESP), da FecomércioSP. O comércio foi responsável pela geração de 81,2 mil vagas, um aumento de 22,7% em relação ao ano anterior. Já o setor de serviços registrou a criação de 276,2 mil postos, representando uma alta de 21,6% no mesmo período. O varejo, em particular, foi o principal impulsionador do crescimento no comércio, com 44.739 novas vagas, destacando-se os segmentos de hiper e supermercados.
No setor de serviços, o destaque ficou com as áreas de locação de mão de obra temporária, saúde humana e serviços sociais, incluindo atendimento hospitalar, além do transporte. Esses segmentos tiveram contribuições significativas para a geração de empregos no estado. O crescimento no ano de 2024 reflete uma recuperação em comparação com os períodos anteriores, com a geração de postos de trabalho em diversas áreas, contribuindo para o dinamismo do mercado de trabalho paulista.
Contudo, apesar dos números positivos ao longo de 2024, o cenário foi negativo em dezembro, que marcou o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos. O comércio perdeu 13.112 empregos formais, enquanto o setor de serviços enfrentou uma queda de 108,1 mil postos de trabalho. Essa retração no último mês do ano sugere que, apesar do crescimento geral, a recuperação do mercado de trabalho pode ser vulnerável a flutuações sazonais.