No segundo dia de celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado no Rio de Janeiro, o evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou, entre outras manifestações, o grito de “Sem anistia!” A frase se tornou o principal clamor do evento, ultrapassando os tradicionais jingles que marcaram a história do partido. O grito ressoou em meio às discussões sobre o projeto de anistia, que está sendo debatido na Câmara dos Deputados, visando os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
O evento também fez referências à ex-presidente Dilma Rousseff, que foi lembrada pelo deputado Lindbergh Farias e aplaudida pelo público presente. Dilma, atualmente na China à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), teve seu nome ecoado com o canto “Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma”. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foram destaques, com Haddad acompanhado de sua esposa, Ana Estela, e Hoffmann em vestimenta branca, enquanto Lula e Janja estavam juntos em trajes semelhantes.
Entre os momentos mais celebrados do evento, o ex-ministro José Dirceu recebeu aplausos do público. A celebração, além de lembrar figuras históricas do partido, também reforçou os temas políticos do momento, com a oposição à proposta de anistia e o apoio a figuras que continuam sendo centrais no cenário político atual.