Durante a ação, que integra o programa Goiás Social em parceria com órgãos do Governo de Goiás, município realizou atualizações, transferências, inclusões e emissão de espelhos do CadÚnico e encaminhamentos para as Casas de Acolhida administradas pela prefeitura, garantindo local seguro para estadia temporária
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), participou, nesta terça-feira (18/2), da 9ª edição do projeto Dignidade na Rua. O evento, realizado no Cepal do Setor Sul, promoveu mais de 350 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, disponibilizando serviços essenciais e gratuitos.
Durante a ação, que integra o programa Goiás Social em parceria com órgãos do Governo de Goiás, o município realizou 57 atendimentos para o Cadastro Único (CadÚnico), abrangendo atualizações, transferências, inclusões e emissão de espelhos. Já na área de acolhimento, 27 pessoas foram direcionadas para as Casas de Acolhida, garantindo um local seguro para estadia temporária.
A titular da Semasdh, Eerizania Freitas, destacou a importância do projeto. “É muito gratificante ver a transformação que esse programa proporciona à vida de tantas pessoas. O projeto Dignidade na Rua não é apenas um atendimento temporário, mas uma oportunidade real de mudança para quem mais precisa”, afirmou. “Com ações como essa, conseguimos resgatar a dignidade e oferecer a chance de uma vida melhor, com mais acesso a direitos e serviços essenciais”, completou.
Entre os beneficiados estava João, de 45 anos, que procurou atendimento para regularizar seu CadÚnico. “Estava precisando muito desse cadastro. Sem ele, a gente fica sem acesso a benefícios. Eu já estive em abrigos e quero voltar a estudar e conseguir um emprego”, relatou. Já Maria, de 60 anos, buscou apoio para acolhimento. “Estou sem moradia e, por conta da idade, as dificuldades aumentam. Fui recebida na Casa de Acolhida II e posso dizer que é um alívio ter um lugar seguro para dormir e alimentação”, disse.
Além dos serviços de assistência social, o evento também ofereceu atendimentos de saúde, incluindo distribuição de medicamentos e realização de exames básicos. Os participantes tiveram acesso a orientações jurídicas, alimentação, banho solidário e entrega de absorventes, entre outros serviços essenciais.
Fotos: Divulgação
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos – Prefeitura de Goiânia