O presidente do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, revelou que convidou o cantor Gusttavo Lima a se filiar ao partido e mencionou a possibilidade de uma candidatura do artista à presidência nas eleições de 2026. Embora sem filiação partidária, Gusttavo Lima já demonstrou interesse em se envolver com grupos políticos alinhados aos seus projetos. Nogueira afirmou que a concretização de uma candidatura dependerá do apoio dentro do PP e da aprovação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O senador destacou que a filiação de Gusttavo Lima ao PP não garante automaticamente sua candidatura à presidência, já que seria necessário obter apoio dentro da legenda e do próprio Bolsonaro para viabilizar uma candidatura. Nogueira foi cauteloso ao dizer que essa decisão não depende apenas dele, enfatizando que é preciso construir um apoio sólido e se tornar um candidato viável.
Uma pesquisa recente, realizada pela Genial/Quaest, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o vencedor em todos os cenários de votação para as próximas eleições presidenciais. No entanto, no cenário com Gusttavo Lima como candidato, a margem de diferença seria menor, com Lula registrando 41% e Gusttavo Lima alcançando 35%, uma diferença de seis pontos percentuais.