O governo de Cingapura iniciou uma investigação, em colaboração com os Estados Unidos, para entender como a DeepSeek conseguiu obter chips da Nvidia sujeitos a controles de exportação. A suspeita é de que a cidade-Estado tenha sido utilizada como intermediária no processo. O Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura afirmou que sempre respeitou as leis e se comprometeu a agir contra qualquer violação das regras. No entanto, o ministério também destacou que a própria Nvidia negou que tenha havido qualquer quebra de normas de exportação relacionadas à cidade-Estado, mencionando que parte dos chips apenas faz escala em Cingapura antes de serem encaminhados a outras regiões.
Além disso, o ministério reiterou a importância de que empresas, incluindo a Nvidia, cumpram tanto os controles de exportação dos EUA quanto as legislações locais. Cingapura se compromete a continuar trabalhando de perto com as autoridades americanas para garantir que as regulamentações sejam respeitadas.
Em paralelo, em Taiwan, o governo decidiu proibir o uso de chatbots de inteligência artificial desenvolvidos pela DeepSeek, alegando preocupações com a segurança nacional. A proibição afetou agências federais e setores críticos da infraestrutura do país, que agora devem restringir o uso dos produtos dessa empresa chinesa devido aos riscos potenciais envolvendo informações sensíveis.