Cientistas chineses identificaram um novo tipo de coronavírus, denominado HKU5-CoV-2, que está presente em morcegos e apresenta potencial de transmissão para seres humanos. O estudo, publicado nas revistas Cell e Nature, revela que esse vírus utiliza o mesmo receptor ACE-2 para entrar nas células, semelhante ao que ocorre com o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. Embora especialistas descartem, por enquanto, o risco de uma nova pandemia, os pesquisadores alertam para a possibilidade de contágio, já que o vírus compartilha características com o Sars-CoV-2.
O HKU5-CoV-2 tem a capacidade de infectar células humanas cultivadas em laboratório, como as do intestino e das vias respiratórias, embora com uma eficácia menor em comparação com o Sars-CoV-2. O médico infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o estudo revela o isolamento de um novo coronavírus. Ele também ressalta que, apesar de o vírus não utilizar o receptor DPP4 como outros coronavírus, o uso do ACE-2 aumenta a preocupação com sua possível transmissão para seres humanos.
Os morcegos, conhecidos por abrigar uma grande variedade de coronavírus, são apontados como possíveis fontes de novos vírus que podem ser transmitidos aos seres humanos, geralmente por meio de animais intermediários. O Sars-CoV-2 e o Mers-CoV, causador da síndrome respiratória do Oriente Médio, são exemplos de vírus que provavelmente têm origem nos morcegos. O estudo também menciona que uma linhagem anterior do HKU5 foi sequenciada em 2014 por uma equipe do Instituto de Virologia de Wuhan, a partir de morcegos da espécie Pipistrellus.