Na manhã de quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, um ciclista foi morto em frente ao Parque do Povo, localizado no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, após ser baleado durante um assalto. O crime foi registrado por câmeras de segurança, que mostram dois criminosos em uma moto. Um dos indivíduos efetuou o disparo contra a vítima e, em seguida, desceu da moto para roubar o celular antes de fugir com seu comparsa. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como latrocínio (roubo seguido de morte) na 14ª Delegacia de Polícia Civil de Pinheiros. Até o momento, os criminosos não foram identificados. A vítima era um ciclista de 46 anos, medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Pista Elite de 2016. O crime ocorreu em uma área de alto padrão, conhecida por ser frequentada por pessoas que praticam atividades de lazer e esportes, como o Parque do Povo.
Em relação aos crimes de furtos e roubos de celulares no Estado de São Paulo, os números de 2024 mostraram uma queda de 15,9% em comparação ao ano anterior, com 247.890 casos registrados até novembro. A redução foi atribuída a medidas como autenticação de dois fatores, rastreamento remoto de dispositivos e aumento no uso de seguros. Apesar dessa queda geral, algumas áreas da cidade, como a Praça da Luz, registraram aumento significativo nos casos.