Na madrugada deste sábado (1º), diversas cidades da Grande São Paulo, como São Paulo, Franco da Rocha, Caieiras, Diadema, Santo André e São Bernardo, enfrentaram sérios alagamentos devido às fortes chuvas que atingiram a região desde a noite de sexta-feira (31). A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas persistentes devido aos alagamentos e transbordamentos que afetaram bairros inteiros, incluindo áreas da Zona Leste de São Paulo, como Itaim Paulista, Guaianases, Penha e Itaquera, que sofreram as maiores consequências.
O Rio Tietê transbordou na entrada de São Paulo pela rodovia Anhanguera, e a Marginal do Tietê registrou vários pontos de alagamento ao longo de sua extensão, desde a Zona Norte até a Zona Leste. As autoridades apontaram que até o momento foram registrados 26 pontos de alagamento, com 12 ocorrendo ainda na noite de sexta-feira e outros 14 durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros recebeu dezenas de chamadas de socorro, sendo a maioria relacionadas a alagamentos e desabamentos.
Em áreas como os Jardins Helena e Pantanal, na Zona Sul, moradores passaram a noite cuidando de suas casas e bens devido ao risco de enchentes. Na Zona Norte, a Vila Albertina e o Jaçanã também registraram alagamentos. Durante a madrugada, os bombeiros atenderam a uma ocorrência de desabamento em Jaçanã, resgatando duas pessoas que estavam em perigo. O estado de alerta foi encerrado às 6h30 da manhã, mas os danos causados pela chuva ainda são evidentes nas áreas afetadas.