Neste sábado, o Chelsea foi derrotado por 2 a 1 pelo Brighton, resultando em sua eliminação na quarta rodada da Copa da Inglaterra. O confronto teve um início marcado por um erro do goleiro do Brighton, Verbruggen, que ao tentar interceptar um cruzamento de Cole Palmer, acabou marcando um gol contra. No entanto, o Brighton igualou o marcador sete minutos depois, com um gol de Rutter. O primeiro tempo terminou empatado, e a partida seguiu equilibrada até a segunda etapa.
No segundo tempo, o Brighton pressionou mais e, aos 11 minutos, conseguiu a virada com Mitoma, que aproveitou uma falha de marcação da defesa do Chelsea para marcar o gol da vitória. Após tomar a frente no placar, a equipe da casa focou em se defender e impedir novas investidas do adversário. O Chelsea, por sua vez, não conseguiu reagir a tempo e viu sua eliminação confirmada.
A eliminação precoce na Copa da Inglaterra foi um revés para o Chelsea, que agora concentra esforços na tentativa de se manter na zona de classificação para a Liga dos Campeões no Campeonato Inglês. O técnico Enzo Maresca, que costuma utilizar um time alternativo nas competições de copa, escalou uma formação mista, mas não foi suficiente para evitar a derrota. O time londrino agora aguarda a definição de seu adversário nas oitavas de final da Liga Conferência, após uma campanha perfeita na fase de grupos.