Kaja Kallas, chefe de Relações Exteriores da União Europeia, afirmou que uma guerra comercial entre a UE e os Estados Unidos não teria vencedores. Sua declaração foi dada após o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmar, em entrevista à BBC, que novas tarifas sobre produtos da União Europeia são inevitáveis. Kallas ressaltou que a UE está se preparando para os impactos dessa situação e expressou preocupação com as consequências dessa possível escalada comercial.
A chefe de Relações Exteriores da UE também mencionou a forte interdependência entre a Europa e os Estados Unidos, alertando que uma guerra comercial beneficiaria, em última instância, a China, que se veria favorecida com as tensões entre as duas potências econômicas. Ela frisou que ambos os blocos precisam um do outro para manter a estabilidade e o crescimento econômico.
Além disso, Kallas comentou sobre a relação entre os EUA e o Reino Unido, mencionando que, embora as tarifas não tenham sido descartadas, a questão poderia ser resolvida. A fala da diplomata europeia destaca a complexidade das negociações comerciais globais e a importância de buscar soluções diplomáticas que evitem danos econômicos maiores para as partes envolvidas.