A região centro-oeste paulista enfrenta uma grave situação de surtos de dengue, com quase 8 mil casos registrados desde o início de 2025, e sete mortes confirmadas até o dia 14 de fevereiro. Lins, uma das cidades afetadas, notificou a terceira morte da doença, de um paciente com complicações cardíacas e renais, que faleceu no início do mês. Marília também registrou um óbito, o de uma gestante de 28 anos, ocorrido em dezembro de 2024, mas que será contabilizado entre os dados de 2025.
Segundo as autoridades locais, embora a internação da gestante tenha ocorrido no final de 2024, o registro da morte será atualizado no boletim deste ano. A mulher apresentava comorbidades como diabetes e hipotireoidismo gestacional. O bebê que ela carregava, prematuro de 28 semanas, foi submetido a cuidados médicos e está se recuperando bem com a família.
As cidades com maior número de casos de dengue na região incluem Marília, com 1.625 casos e duas mortes, Bauru, com 747 casos, e Ibitinga, com 624. Além disso, outras cidades como Cândido Mota e Campos Novos Paulista também estão enfrentando a doença, com registros significativos de infecções e algumas mortes. A Secretaria de Saúde segue monitorando a situação e orientando as populações sobre medidas de prevenção.