A Prefeitura de Caçapava, no interior de São Paulo, confirmou a morte de um homem de 52 anos por febre amarela, marcando o primeiro caso fatal na cidade este ano. O indivíduo, que não estava vacinado, teria sido infectado na região da Serrinha, área limítrofe com a cidade de Jambeiro. Após o início dos sintomas em 7 de fevereiro, ele foi internado em um hospital particular três dias depois, com atendimento subsequente em São José dos Campos e São Paulo.
No contexto atual, a prefeitura de Caçapava está mobilizando esforços para prevenir novos casos, incluindo a realização de uma campanha de vacinação contra a febre amarela no Parque da Moçota. A campanha está programada para começar às 9h do próximo domingo, com o objetivo de imunizar a população local e evitar a propagação da doença, que é transmitida pela picada de mosquitos infectados e não passa diretamente de pessoa para pessoa.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforça a importância da vacinação como principal meio de prevenção contra a febre amarela. A vacina, parte do calendário de imunização regular, está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde estaduais. Diante do período pré-carnaval, as autoridades estaduais estão intensificando as alertas para que a população se imunize, especialmente aqueles que frequentam áreas de maior risco de transmissão da doença.