O Sul de Minas registrou até agora 667 casos confirmados de dengue em 2025, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024, quando os casos já ultrapassavam 6.400. No entanto, o cenário atual é considerado mais favorável, uma vez que, neste ano, ainda não houve mortes confirmadas pela doença, ao contrário de 2024, quando três óbitos foram registrados. Apesar de um aumento de 123% no número de casos em apenas duas semanas, o número total ainda representa apenas 10,3% do total de confirmações no mesmo período do ano passado.
São Sebastião do Paraíso lidera a lista de cidades com mais casos confirmados, com 89 registros, seguido de Alterosa, Lavras e Guaxupé, com 57, 44 e 38 casos, respectivamente. As autoridades locais têm monitorado o aumento de casos, com destaque para o crescimento de 50 confirmações em São Sebastião do Paraíso e de 35 em Alterosa, além de outros aumentos consideráveis em várias cidades da região.
Embora o cenário ainda seja de atenção, o número de casos está sendo tratado como menos crítico do que no ano passado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) orienta a população a redobrar os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da doença, para evitar a ocorrência de novas complicações e a propagação de casos graves.