A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou, no dia 13 de fevereiro, a implantação de um novo trecho do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no bairro João Paulo, em Florianópolis. As obras incluem o assentamento de rede na Servidão Manoel Libânio da Costa, com interdições de trânsito das 7h às 18h para escavações e movimentação de máquinas. O tráfego será liberado após esse horário. Além deste ponto, há outras obras de implantação de rede de esgoto nos bairros João Paulo e Saco Grande, com intervenções também na Rua Júlio Vieira e na Rodovia Virgílio Várzea.
O investimento nas obras de saneamento na região é de R$ 196 milhões, com recursos provenientes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A Casan e a Prefeitura estão realizando os trabalhos de implantação da rede de esgoto para melhorar o sistema de saneamento básico da área. Durante a execução das obras, o trânsito está sendo parcialmente bloqueado, com a implementação do sistema de “pare e siga” em locais como a Rodovia Virgílio Várzea.
A Casan orienta que os moradores da região não realizem as ligações do imóvel à rede de esgoto antes do término completo das obras. As ligações só devem ser feitas após o aviso da Companhia, que será enviado por meio das faturas. Caso contrário, a conexão antecipada pode resultar no retorno do esgoto para as residências, além de causar extravasamento e danos ao meio ambiente e à saúde pública. Para mais informações, a Casan disponibiliza o WhatsApp do Programa Socioambiental.