A Casa Branca informou nesta segunda-feira que o México está levando a sério as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump sobre tarifas, enquanto o Canadá parece não ter entendido corretamente o decreto. O diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hasset, afirmou que, nas conversas do fim de semana, observou-se que o México está tratando o decreto com grande seriedade. A postura mexicana foi descrita como alinhada às expectativas do governo dos Estados Unidos.
Em contraste, os canadenses teriam interpretado o decreto de forma equivocada, conforme comentou Hasset. Ele ressaltou que a interpretação canadense do decreto não corresponde à intenção do presidente Trump, o que gerou um desentendimento quanto às implicações das tarifas. A medida, anunciada no sábado, afetaria produtos de diversos países, incluindo México, Canadá e China.
A decisão de Trump de impor tarifas abrangentes a essas nações tem gerado reações variadas, com o governo mexicano demonstrando uma postura mais firme e clara. A Casa Branca parece agora focada em esclarecer qualquer mal-entendido com o Canadá, ao mesmo tempo em que reforça a seriedade da abordagem em relação ao México.