No Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro, o estado de São Paulo destaca o serviço de mamografia realizado nas carretas, com a finalidade de promover a detecção precoce do câncer de mama. Mulheres com idades entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos podem fazer o exame mediante apresentação de pedido médico, com a exigência de RG e cartão do SUS. As carretas estão disponíveis em diversas cidades, como Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Adamantina, Itajobi e Bariri, entre os dias 3 e 15 de fevereiro.
Entre janeiro e novembro de 2024, o estado registrou 1,2 milhão de exames de mamografia, um número ligeiramente inferior ao de 2023, quando foram realizados 1,3 milhão de exames. No entanto, o número de atendimentos por câncer de mama cresceu 3% no mesmo período, passando de 521.014 em 2023 para 537.123 em 2024. O Sistema Único de Saúde (SUS) segue com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como porta de entrada para o tratamento do câncer, realizando encaminhamentos para serviços especializados quando necessário.
As carretas de mamografia estarão disponíveis até o meio de fevereiro em horários específicos, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h, exceto em feriados. Os endereços e horários de atendimento das carretas foram definidos para facilitar o acesso das mulheres ao exame gratuito, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.