O Carnaval de rua do Rio de Janeiro teve início com o desfile do mega bloco Carrossel de Emoções, que animou a multidão com sucessos do funk carioca dos anos 90. A programação oficial começou no dia 1º de fevereiro, com blocos de grande porte como o Fina Batucada e o Gigantes da Lira, que também celebram a diversidade de estilos musicais e o envolvimento de diferentes públicos. Blocos familiares e tradicionais, como o cortejo da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, garantem a continuidade da festa em diversas regiões da cidade.
No domingo (2), o Chá da Alice, inspirado em Alice no País das Maravilhas, marcou o segundo dia com a banda Babado Novo e convidados especiais. Também desfilaram blocos como o Okê e o Xodó da Piedade, com programação voltada para as mais variadas preferências carnavalescas. O carnaval de rua no Rio promete movimentar a cidade por 37 dias, com 482 desfiles oficiais programados, abrangendo todas as regiões, sendo o Centro da cidade o local de maior concentração dos blocos.
A festa, que segue até o dia 9 de março, contará com nove desfiles de mega blocos, incluindo atrações como o Bloco da Gold e o tradicional Cordão da Bola Preta, que desfila no sábado de carnaval. A programação completa pode ser consultada no aplicativo Blocos do Rio 2025 e no site oficial do evento, que reúne informações sobre todos os blocos e seus itinerários. O carnaval de rua promete ser um dos maiores e mais variados do país, atraindo milhões de foliões.