Carlos Veras, deputado federal pelo PT de Pernambuco, foi eleito neste sábado para o cargo de 1º secretário da Câmara dos Deputados. Agricultor e sindicalista, ele está em seu segundo mandato consecutivo na Casa Legislativa. Durante sua trajetória, Veras presidiu a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial em 2021 e 2022 e também foi responsável pela comissão especial da Convenção da ONU sobre Migrantes.
Veras é ainda coordenador da Frente Parlamentar da Economia Popular e Solidária, que reúne 206 deputados e três senadores. Sua atuação também inclui a relatoria de cinco propostas que se tornaram leis, entre elas a Lei Paul Singer (Lei 15.068/24), que estabelece a Política Nacional de Economia Solidária, e a Lei 14.662/23, que permite que consórcios públicos alterem seus contratos com a concordância da maioria dos seus participantes.
Além disso, o deputado foi responsável pela Lei 14.652/23, que permite que os recursos de planos de previdência complementar aberta sejam usados como garantia em empréstimos bancários. Sua nova função na Câmara é um reflexo de sua experiência e compromisso com a legislação voltada para a economia popular e questões sociais.