Na sexta-feira (31), o cachorro Tobias, um dachshund de apenas três meses, foi levado da porta da casa de seus tutores no bairro Parque dos Bandeirantes, zona Leste de Ribeirão Preto. O caso foi registrado inicialmente como furto, mas a Polícia Civil alterou a tipificação para “apropriação de coisa havida por erro”. Após investigações, a Polícia Militar localizou Tobias em uma casa no bairro Campos Elíseos, zona Norte, no sábado (1), graças ao rastreamento da placa de um veículo, que também havia sido captado pelas câmeras de segurança.
A moradora da casa, que havia encontrado o cachorro perdido e o levado para sua residência, foi questionada pela polícia, mas afirmou não ter tentado localizar os tutores por meio de redes sociais. Ela foi liberada após prestar depoimento. A situação gerou um conflito de versões que exigirá novas investigações para esclarecer os fatos, de acordo com a autoridade policial.
Após o reencontro com Tobias, os tutores do animal expressaram alívio e gratidão. A enfermeira responsável pelo cão, Claudiana Pereira Goulart, relatou que só conseguiu dormir tranquilamente na segunda-feira (3), após a recuperação do pet. Ela também informou que já havia levado o cachorro para tomar as vacinas necessárias, comemorando o retorno seguro de Tobias ao seu lar.