A Panam Sports anunciou no sábado (1) que recebeu duas candidaturas para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031: uma de Assunção, no Paraguai, e outra das cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Niterói. O prazo para o envio de propostas encerrou-se no dia 31 de janeiro, e as candidaturas foram enviadas pelos Comitês Olímpicos do Paraguai e do Brasil, com a oficialização das cidades concorrentes no evento. Agora, ambas as candidaturas terão até o dia 30 de abril para apresentar um Dossiê de Candidatura, com o cumprimento de todas as exigências do processo.
A Panam Sports comemorou a participação de duas cidades que representam importantes candidatos no continente. A secretária-geral da entidade, Jimena Saldaña, expressou o desejo de sucesso para ambas as candidaturas, ressaltando a importância desse processo para o desenvolvimento do esporte na região. A fase seguinte do processo será marcada por uma Comissão Avaliadora, que fará visitas às cidades candidatas para analisar os aspectos relacionados à viabilidade da candidatura.
No Brasil, a candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói foi aprovada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), após o Comitê Olímpico de São Paulo retirar sua candidatura e declarar apoio à proposta conjunta. A candidatura tem o respaldo do Governo Federal, que, por meio de uma carta de garantias assinada pelos prefeitos das duas cidades, se compromete a apoiar o projeto. O Rio de Janeiro, que já sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007 e outros grandes eventos internacionais, aposta em sua experiência para fortalecer a candidatura.