Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara dos Deputados, conta com o apoio de 17 partidos políticos que formaram um bloco único em sua candidatura, excluindo apenas a Rede, que está em federação com o Psol. Esse apoio é essencial para sua disputa, já que ele reúne uma ampla aliança, incluindo desde partidos à esquerda, como o PT, até a direita, com o PL. Com isso, Motta tem o respaldo necessário para avançar nas negociações políticas dentro do Congresso Nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, apoia Motta, buscando garantir apoio para projetos do governo, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, também endossa a candidatura, em particular, pela expectativa de que Motta possa avançar na votação de projetos importantes para a base bolsonarista. A composição do bloco de apoio inclui grandes legendas como o MDB, PSD, PSDB, PSB, e outros, mostrando uma ampla base de apoio entre os principais partidos do país.
Além disso, a chapa de Motta para a mesa diretora da Câmara já está definida, com figuras de vários partidos alinhadas para os cargos de vice-presidência e secretarias. A disputa pela presidência ocorre em um momento decisivo, com a votação marcada para o início de fevereiro, refletindo o atual cenário político polarizado no Brasil. Motta enfrenta desafios em sua corrida contra outros candidatos, como o pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem.