A modelo Fabiana Ramos, de 37 anos, é a primeira candidata intersexo a participar de uma etapa do Miss Universo no mundo, concorrendo à vaga para o Miss São Paulo 2026. Natural de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, Fabiana utiliza suas redes sociais para promover a representatividade da comunidade LGBTQIA+ e defender os direitos dessa população. Sua candidatura marca um passo importante na inclusão e visibilidade de pessoas intersexo no mundo dos concursos de beleza.
Fabiana tem um histórico de participação em concursos de beleza, tendo sido rainha do Rodeio de Jaguariúna em 2022 e Miss Rodeio Franco da Rocha em 2023, além de Miss Caieiras em 2018. A pré-seletiva do Miss São Paulo 2026 ocorrerá neste sábado (22) no Memorial da América Latina, em São Paulo, e a final será realizada em 10 de abril deste ano. No concurso de 2025, a representante do estado será a bailarina Karol Morais, de Guarulhos.
Pessoas intersexo nascem com características sexuais físicas ou anatômicas que não se enquadram nos padrões típicos de corpos masculinos ou femininos, o que pode incluir genitais, cromossomos ou glândulas que apresentam variações. O ginecologista Emmanuel Nasser destaca que existem diversas formas de manifestação intersexo, com diferenças na anatomia genital, na formação dos órgãos pélvicos ou na reação do corpo aos hormônios.