Candidata intersexo marca presença histórica na seletiva do Miss Universo São Paulo

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

A modelo Fabiana Ramos, de 37 anos, é a primeira candidata intersexo a participar de uma etapa do Miss Universo no mundo, concorrendo à vaga para o Miss São Paulo 2026. Natural de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, Fabiana utiliza suas redes sociais para promover a representatividade da comunidade LGBTQIA+ e defender os direitos dessa população. Sua candidatura marca um passo importante na inclusão e visibilidade de pessoas intersexo no mundo dos concursos de beleza.

Fabiana tem um histórico de participação em concursos de beleza, tendo sido rainha do Rodeio de Jaguariúna em 2022 e Miss Rodeio Franco da Rocha em 2023, além de Miss Caieiras em 2018. A pré-seletiva do Miss São Paulo 2026 ocorrerá neste sábado (22) no Memorial da América Latina, em São Paulo, e a final será realizada em 10 de abril deste ano. No concurso de 2025, a representante do estado será a bailarina Karol Morais, de Guarulhos.

Pessoas intersexo nascem com características sexuais físicas ou anatômicas que não se enquadram nos padrões típicos de corpos masculinos ou femininos, o que pode incluir genitais, cromossomos ou glândulas que apresentam variações. O ginecologista Emmanuel Nasser destaca que existem diversas formas de manifestação intersexo, com diferenças na anatomia genital, na formação dos órgãos pélvicos ou na reação do corpo aos hormônios.

Compartilhe esta notícia