A Defesa Civil de Campinas (SP) registrou 86,8 milímetros de chuva nos últimos três dias, especialmente na região Sul da cidade, o que motivou a prefeitura a fechar sete parques municipais neste sábado (15). Entre os espaços fechados estão o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e o Parque das Águas. De acordo com o Decreto 23.661, parques e bosques devem ser fechados quando o volume de chuvas atinge 80 milímetros em um período de 72 horas, como medida de precaução devido ao risco de quedas de árvores e alagamentos.
Além do fechamento dos parques, a forte chuva da noite de sexta-feira (14) causou alagamentos em diversas áreas da cidade, incluindo a Avenida São José dos Campos, onde três carros ficaram submersos. Também foram registradas inundações em imóveis no Jardim Santa Lúcia, no Conjunto Residencial Souza Queiroz e no Jardim Cidade Satélite Íris I. A Defesa Civil informou que o maior índice de chuva em uma hora foi de 48,6 milímetros, no Jardim das Bandeiras.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) identificou pontos críticos de alagamento, como na Rua Piracicaba e na Avenida John Boyd Dunlop. As autoridades recomendam cautela nas áreas arborizadas e alertam para o risco de acidentes, já que o solo pode permanecer instável mesmo após a chuva cessar.