O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a Casa está unida para a eleição do novo presidente da Mesa Diretora, com um consenso entre os partidos em favor da candidatura de Hugo Motta. Lira acredita que a eleição será tranquila e rápida, com previsão de duração máxima de duas horas. Além de Motta, concorrem ao cargo os deputados Pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem. A sessão, marcada para as 16 horas, contará com os discursos dos candidatos e sorteio da ordem de fala.
O atual presidente da Câmara expressou confiança de que o próximo presidente será Hugo Motta, destacando a força e o acordo da coalizão que o apoia. Após a votação, o vencedor presidirá a apuração e a eleição dos outros membros da Mesa Diretora. Lira também mencionou seu orgulho de ser o deputado mais votado na história da eleição para a presidência da Câmara, mas declarou que ficará feliz se Motta receber um voto a mais do que ele.
Com o processo eleitoral em andamento, espera-se que o resultado seja decidido rapidamente, com Lira fazendo questão de reforçar a expectativa de uma votação sem contratempos. O clima na Câmara é de cooperação entre as diferentes legendas, com a eleição prevista para ocorrer de maneira eficiente e sem grandes obstáculos.