O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, iniciou a sessão para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, que irá comandar o Legislativo de 2025 a 2027. Três parlamentares estão disputando a Presidência da Câmara: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira e Marcel van Hattem. Motta conta com o apoio de um bloco parlamentar formado por 17 partidos e 494 deputados, incluindo legendas como PL, PT, PCdoB e MDB. Já os outros dois candidatos foram indicados por seus respectivos partidos, PSOL e NOVO.
Além da eleição para a Presidência, outros cargos da Mesa também estão sendo disputados. Para a 1ª vice-presidência, o candidato é Altineu Côrtes, enquanto Elmar Nascimento concorre à 2ª vice-presidência. Para as secretarias, os nomes de Carlos Veras, Lula da Fonte, Delegada Katarina e Sergio Souza foram apresentados para a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª secretarias, respectivamente.
Na suplência de secretarias, candidatos como Antonio Carlos Rodrigues, Paulo Foletto, Dr. Victor Linhalis e Paulo Alexandre Barbosa também se inscreveram. A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados reflete um momento de renovação política e a configuração dos próximos anos legislativos, com a participação de diferentes blocos e partidos, garantindo representatividade em cargos-chave para a gestão da Casa.