A Câmara dos Deputados anunciou as indicações para os cargos da Mesa Diretora para o próximo biênio, com a definição dos nomes para a Primeira-Vice-Presidência e Primeira-Secretaria. O deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) assumirá a Primeira-Vice-Presidência, enquanto Carlos Veras (PT-PE) foi indicado para a Primeira-Secretaria. As nomeações fazem parte de um acordo entre os líderes partidários, com Arthur Lira (PP-AL) fazendo o anúncio das escolhas, que também contemplaram outros cargos como o da Segunda-Vice-Presidência, ocupada por Elmar Nascimento (União Brasil-BA), e o da Terceira-Secretaria, com Delegada Katarina (PSD-SE).
Além das posições da Mesa, os suplentes também foram definidos, com Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Folletto (PSB-ES), Victor Linhares (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP) ocupando as respectivas suplências. A votação para a presidência da Câmara, que acontecerá no sábado (1º), deve confirmar o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem o respaldo de 17 partidos, representando 488 deputados. A disputa pela presidência ainda envolve Marcel van Hattem (Novo-RS) e o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), com ambos representando partidos com um número menor de parlamentares.
A eleição para a Mesa Diretora é realizada por meio de votação secreta, com maioria absoluta exigida para a confirmação dos eleitos. A escolha dos novos membros segue um processo de consenso, que visa garantir uma gestão eficiente e harmônica nas decisões administrativas e políticas da Casa. As funções dos cargos, que vão de tarefas administrativas a funções de representação e supervisão, foram detalhadas, deixando claro o papel importante que cada posição desempenha na estrutura da Câmara.