A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, o regime de urgência para o Projeto de Lei 4187/24, que propõe a criação do Dia Nacional da Axé Music, a ser comemorado anualmente no dia 17 de fevereiro. A aprovação do regime de urgência permite que o projeto seja votado diretamente no Plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões da Casa, acelerando seu processo legislativo.
A proposta, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), visa reconhecer a importância do gênero musical axé, que tem grande representatividade na cultura brasileira, especialmente na Bahia. A medida é vista como uma forma de valorizar a música e os artistas que contribuem para a difusão desse estilo musical que mistura ritmos e influências da música afro-brasileira.
Com a aprovação do regime de urgência, o Projeto de Lei poderá ser debatido e votado em uma sessão futura, sem a necessidade de passar por uma análise preliminar nas comissões competentes. A iniciativa, caso aprovada, marcará um reconhecimento oficial da Axé Music como parte significativa da identidade cultural do Brasil.