O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou que a pauta de votações da Casa será discutida na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro. Durante sua primeira reunião de líderes após a eleição da Mesa Diretora, Motta destacou a importância de garantir previsibilidade nas votações, com o objetivo de proporcionar um planejamento mais eficaz das sessões parlamentares.
Motta afirmou que, nesta semana, os deputados devem votar apenas projetos de consenso e acordos internacionais. A ideia é adotar uma abordagem mais estruturada nas pautas, com maior antecedência na divulgação dos temas a serem discutidos. O presidente enfatizou que, a partir da próxima semana, haverá uma maior profundidade nas discussões sobre as pautas, seguindo uma lógica de previsibilidade nas atividades legislativas.
O líder do PSD, Antonio Brito, reforçou que a reunião teve um caráter principalmente procedimental, com o objetivo de garantir um processo mais organizado e com mais previsibilidade nas votações. Entre os pontos discutidos está a divulgação antecipada da pauta do Plenário, o que ajudaria os parlamentares a se prepararem melhor para as sessões e os assuntos a serem tratados.