A Câmara de Ribeirão Preto (SP) anunciou na noite de terça-feira (4) a formação das comissões permanentes para a legislatura a partir de 2025. Ao todo, 17 grupos serão responsáveis por analisar projetos de lei e discutir temas diversos. Entre as comissões mais relevantes, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação será presidida por Franco Ferro, que também ficará à frente da comissão de Meio Ambiente. Já Matheus Moreno, além de presidir a comissão de Finanças e Orçamento, será responsável pela comissão de Esporte e Cultura.
Além disso, a Comissão de Educação ficará sob a presidência de Brando Veiga, enquanto a comissão de Saúde será liderada por Rangel Scandiuzzi. O Conselho de Ética será comandado por Diácono Ramos, que também presidirá a comissão de Segurança Pública. Outras comissões importantes, como a de Direitos Humanos, a de Defesa e Direitos dos Animais e a de Transparência, também tiveram seus presidentes definidos, com foco em áreas como igualdade racial, proteção animal e promoção da participação popular.
A nova mesa diretora da Câmara de Ribeirão Preto tomou posse em 1º de janeiro, com Isaac Antunes à frente. A estrutura das comissões reflete um esforço para distribuir responsabilidades entre os parlamentares, buscando uma gestão eficiente dos temas que impactam diretamente a população. Com isso, as decisões que envolvem as áreas sociais, econômicas e ambientais da cidade terão um novo direcionamento no próximo período legislativo.