O Calçadão do Novo Mercado Velho, localizado em Rio Branco, está apresentando grandes rachaduras e uma movimentação no solo que chega a 1 centímetro a cada dois dias. Esse movimento é resultado de uma erosão causada, em parte, pelas enchentes que afetaram a região. A Defesa Civil do Estado do Acre emitiu um alerta para que comerciantes se retirassem da área, devido ao risco iminente de desabamentos. A situação levou a ações do Ministério Público do Acre, que instaurou um procedimento para apurar as medidas adotadas pelas autoridades e monitorar a realocação dos comerciantes.
A prefeitura de Rio Branco e órgãos estaduais foram notificados e têm prazos para apresentar informações detalhadas sobre as providências tomadas para lidar com a situação. Enquanto isso, o local, que é um importante ponto turístico, segue sendo monitorado, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que transitam pela área. A Defesa Civil indicou que é necessário intervir de forma urgente, pois o movimento do solo continua a se intensificar, comprometendo a estabilidade do terreno e das estruturas ao redor, como a Passarela Joaquim Macedo.
Especialistas alertam para os impactos das mudanças climáticas, que têm potencializado eventos climáticos extremos, como as chuvas intensas que contribuíram para a deterioração do solo. A obra de reconstrução do Calçadão é considerada complexa e sem previsão de conclusão, devido à necessidade de análises geotécnicas detalhadas. O foco principal das autoridades é garantir a segurança das pessoas, realizando a interdição das áreas mais afetadas e buscando alternativas para realocar os comerciantes para locais mais seguros.