O aplicativo Caixa Tem, utilizado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas, passou por uma série de melhorias para facilitar o acesso dos usuários. A partir de agora, o desbloqueio do aplicativo pode ser feito por WhatsApp, sem a necessidade de deslocamento até uma agência da Caixa Econômica Federal. O processo, 100% digitalizado, também abrange a criação de acesso, recuperação de senha e atualização cadastral, permitindo ao usuário alterar informações como telefone, e-mail, endereço e renda.
Uma das inovações é a validação do número de celular por meio do WhatsApp, facilitando a conexão, especialmente para clientes em regiões remotas. Para acessar o app, o cliente precisa informar o CPF e o número de telefone, e receberá um código de verificação via WhatsApp. No Android, o código é inserido automaticamente no aplicativo, enquanto no iPhone, é necessário copiá-lo manualmente. Após a verificação, o processo de autenticação facial é realizado, com a opção de usar biometria digital em caixas eletrônicos caso haja dificuldades.
A simplificação do processo de desbloqueio também se estende à liberação de contas bloqueadas, que poderá ser feita de maneira mais ágil e sem a necessidade de confirmação via e-mail. Embora o processo tenha sido facilitado, a Caixa Econômica destaca que a segurança foi reforçada com novas camadas de proteção. Caso o usuário enfrente problemas em alguma etapa, ele pode recorrer aos caixas eletrônicos ou enviar documentos como a carteira de identidade ou de habilitação para finalizar o cadastro.