A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a aquisição, sem restrições, da totalidade das participações dos empreendimentos Pátio Higienópolis e Pátio Paulista pela Iguatemi, com um valor de transação de R$ 2.585.119.000,00. O pagamento será realizado de forma parcelada, sendo 70% à vista e o restante em duas parcelas anuais, corrigidas pela variação do CDI. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A aquisição é considerada pela Iguatemi uma importante oportunidade de investimento, uma vez que os shoppings estão localizados em áreas de alta densidade populacional e possuem histórico de rentabilidade. O Pátio Higienópolis foi inaugurado em 1999, e o Pátio Paulista em 1989, sendo ambos considerados ativos resilientes no mercado. Além disso, com a operação, a Iguatemi passará a administrar também o Pátio Paulista, o que pode gerar sinergias com suas outras atividades no setor de administração de shoppings.
Do lado dos vendedores, a negociação representa uma boa oportunidade de negócios, uma vez que se trata de uma empresa de investimentos. A transação reflete a estratégia de desinvestimento e realocação de recursos por parte dos antigos proprietários. A operação foi aprovada sem restrições, destacando o interesse do Cade em assegurar a livre concorrência e a transparência no setor.