O fotógrafo e escritor Bruno Astuto lança, em 27 de fevereiro, um novo livro sobre o Rio de Janeiro, desta vez com foco nas transformações da cidade nos últimos nove anos. Publicado pela Assouline, a obra traz uma abordagem visual e contemporânea, com imagens de diversos aspectos da cidade, desde a música, com destaque para o funk, até a diversidade religiosa e cultural. Astuto busca captar a alma do Rio, um estado de espírito, e não apenas seus pontos turísticos tradicionais, como as praias de Ipanema e Leblon. O livro, que será lançado globalmente, terá também eventos em Paris, Rio de Janeiro, Lisboa e Roma.
Ao contrário de seu primeiro livro, que tinha um foco mais histórico e textual, o novo trabalho é mais visual e busca refletir a evolução da cidade. Astuto aponta que o glamour carioca hoje está ligado à autenticidade, uma mudança em relação à imagem mais clássica e paradisíaca do Rio. A obra é uma celebração da diversidade, incorporando elementos que vão além das expectativas convencionais sobre o Rio, com imagens raras e uma curadoria cuidadosa de frases e testemunhos de personalidades que enriquecem a narrativa.
Entre as principais novidades, estão a inclusão de novos ritmos musicais e a representação de uma visão mais ampla da cidade, incluindo áreas menos conhecidas como o Grajaú e a Floresta da Tijuca. O trabalho também destaca a contribuição de artistas como o diretor de arte Sebastian Ratto e o fotógrafo Guilherme Araújo, cujas imagens e arquivos raros dão ainda mais profundidade ao projeto. A obra promete encantar tanto brasileiros quanto estrangeiros, convidando-os a explorar a cidade sob um novo olhar.