A atualização do ranking da ATP e da WTA nesta segunda-feira (10) trouxe mudanças para os tenistas brasileiros mais bem ranqueados. João Fonseca, Thiago Monteiro e Thiago Wild perderam uma posição cada dentro do Top 100, mas continuam com boas perspectivas para as próximas semanas. Fonseca, que disputará o ATP 250 de Buenos Aires, pode subir no ranking devido à sua entrada direta na chave principal do torneio. Já Wild, embora tenha caído para o 77º lugar, também entra diretamente na competição, enfrentando o argentino Facundo Diaz Acosta.
Thiago Monteiro, por sua vez, está em uma situação mais delicada após ser eliminado ainda na fase de qualificação em Buenos Aires. A falta de pontos nesta semana pode prejudicar sua permanência no Top 100, caso seus concorrentes diretos obtenham bons resultados. O trio de brasileiros se prepara para o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, que começa na próxima segunda-feira (17) no Jockey Club Brasileiro. Esse evento de nível ATP 500 oferece mais pontos e pode ser uma oportunidade importante para os tenistas nacionais.
No circuito feminino, Beatriz Haddad Maia manteve sua posição no 16º lugar, apesar de sua eliminação precoce no WTA 1000 de Doha. No Top 10, as americanas Jessica Pegula e Madison Keys subiram para o 5º e 6º lugares, respectivamente, enquanto a casaque Elena Rybakina perdeu uma posição. No masculino, o destaque foi o australiano Alex de Minaur, que alcançou a sexta posição, desbancando Novak Djokovic e Daniil Medvedev, agora em 7º e 8º lugares, respectivamente.