O Brasil se prepara para enfrentar condições climáticas adversas nos próximos dias, com destaque para uma onda de calor que se desloca para o Sudeste do país. A partir de quarta-feira (12), a onda de calor, que já afeta o Sul, deve atingir São Paulo e a região Nordeste, com temperaturas elevadas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde Porto Alegre já registra máximas próximas aos 40ºC. O oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná também são áreas afetadas por esse aumento de calor.
Na terça-feira (11), a chegada de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão atmosférica ao Sul do Brasil pode trazer aumento da nebulosidade, principalmente no Rio Grande do Sul, mas sem grandes volumes de chuva. As temperaturas devem continuar altas, proporcionando um dia quente, com alguns locais podendo contar com chuvas mais suaves, que podem trazer alívio temporário.
Enquanto isso, o Sudeste do país continua a enfrentar calor intenso, com poucas possibilidades de chuva, especialmente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A capital paulista pode registrar até 33ºC, com algumas pancadas isoladas de chuva. No Centro-Oeste, a chuva se concentra em áreas de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com a previsão de pancadas fortes, além de temperaturas elevadas em várias capitais como Palmas e Brasília.